Seus 3 primeiros passos para começar seu negócio
Você decidiu se organizar e começar sua empresa. E agora? O mundo dos negócios nunca foi a sua praia?
Já sei, você é fotógrafa e tudo que você quer é agendar clientes e ir tirar as fotos que fazem tantos de nós felizes.
Ou você é arquiteta e decidiu sair daquele escritório que te massacrava e agora está sentada do lado do computador esperando os emails pularem na sua caixa postal.
Ou ainda você é dermatologista e está abrindo seu primeiro consultório soloe não sabe como atrair suas clientes em potencial para tratamentos especiais.
Aposto como você já entrou no google e começou as suas buscas "como abrir meu próprio negócio?", "Como começar meu estúdio fotográfico?", "como captar clientes para meu negócio?"
Se relacionou com esses mundos?
Eu sei que você já deve ter pensado que "isso não é para você", que você "não devia ter saído do seu emprego", "quem teve essa ideia "horrorosa" de viver do que te dá prazer"?
Muita calma nessa hora.
A primeira coisa que você precisa é de um plano de negócio.
O plano de negócio vai definir o seu triplo W: what, who, where (o que, quem e onde).
É a base de qualquer negócio. Esse é o primeiro passo que todo pequeno empreendedor deve seguir, mas, convenhamos, isso não acontece com frequência.
Você decidiu ser fotógrafo, pegou sua câmera e saiu dizendo para os outros que estava apta a fotografar famílias, casamentos, produtos, nascimento, batizados etc.
Ou é arquiteta e mandou meia dúzia de emails para os amigos informando da sua nova modalidade, criou uma página no Instagram outra no Facebook e agora esta sentada ao lado do computador.
Mas não houve o retorno esperado e agora você não sabe o que fazer. Posso te dizer que os três primeiros e importantes passos que você tem que dar são:
1 | Decida que serviços você vai oferecer (what?)
Isso mesmo. Você pode querer fotografar qualquer coisa, por quanto tempo quiserem, a qualquer hora, qualquer ocasião etc. Mas lembre-se:
Quem é especialista em tudo não é conhecido por nada.
Eu recomendo que você comece com três serviços.
Se você é fotógrafo, comece com pacotes de quatro, seis e oito horas de trabalho, por exemplo.
Se é arquiteta, que tal pacotes de um ambiente, apartamento todo ou por hora?
Se é dermatologista, que tal pacotes com tratamentos que englobem o must have da beleza separados em três segmentos?
Isso já organizará seus serviços de modo a guiar seu cliente para uma decisão de compra mais fácil e importante.
Conheço alguns profissionais que dizem que não querem engessar seus serviços, que querem que seus clientes tenham liberdade de escolha etc.
Mas não ficaria muito mais fácil para você:
- pensar na divulgação de apenas três serviços?
- escrever seu blog sobre esses três pacotes?
- definir seu público alvo para esses três segmentos?
Não estou dizendo aqui que você tenha que oferecer três pacotes para sempre. Estou falando para você começar com três. Quem sabe no futuro eles estarão lucrativos o suficiente para você desmembrá-los em outros ou criar sub-pacotes?
2 | Determine quem é o seu cliente (who?)
Como fazer isso?
Determine quem é seu cliente ideal. Aquele que você gostaria de trabalhar se pudesse escolher.
- que idade ele tem?
- onde mora?
- homem ou mulher?
- profissão?
- o que gosta de comprar?
- quais são sua prioridades?
- qual o seu estado civil?
- o que gosta de fazer quando não está trabalhando?
Para que você precisa determinar isso?
Para você direcionar sua comunicação diretamente para ele.
Para facilitar o seu dia a dia
Para você direcionar seus esforços com objetivo de alcançar esse cliente ideal
Repare que eu sempre escrevo meus posts no feminino. Por que?
Porque meu público alvo é formado por mulheres.
Para ser mais direta, mulheres de 30+ que chegaram num momento de suas vidas profissionais que estão repensando se querem continuar com o que estão fazendo agora ou se querem mudar de vida e apostar num novo futuro profissional. Elas são profissionais liberais, classe A que gostam de viajar e gastar seu tempo livre com sua família e amigos.
Definir o meu who, o meu cliente, meu público, me deixou focada para escrever posts nas mídias sociais, no blog, definir meu linguajar, minha paleta de cores, minhas fotos, etc.
Tudo que diz respeito ao meu branding, é focado no público que quero atingir.
Para quem você está vendendo? Quem você quer que leia seus posts? Seja específico.
Se você especificar bem sua audiência, verá que ficará mais fácil definir os três pacotes que falamos na opção 01 e descartar o que não tem nada a ver com ele.
IMPORTANTE: ter um cliente específico, pode fazer maravilhas na sua conversão. Você não está cansado de receber vários emails com perguntas mas que dificilmente se convertem em vendas? Talvez seja porque você está falando com todo mundo e não com apenas uma pessoa.
3 | Onde posso te encontrar? (Where?)
Arrume um endereço na internet, mais conhecida como website. Defina seu estilo, organize seus pacotes, planeje suas fotos, escreva seu conteúdo e faça seu website (fiz um post recentemente que pode te ajudar nessas tarefas.)
Quando fizer sua organização, lembre-se que tem três paginas que não podem faltar:
- Sobre: seus clientes irão adorar saber um pouco mais sobre você, sua vida profissional e pessoal. Pessoas adoram comprar de pessoas e não de empresas.
- O que vendemos: nessa página você vai especificar seus três pacotes (pode ser com ou em preço, eu prefiro incluir meus valores, mas isso é super pessoal), como funcionam seus serviços, o que você faz, o que esperar do seu atendimento, que problemas resolve etc.
- Contato: onde seus visitantes podem falar com você. Não tem nada pior que ficar buscando essa informação no site. Facilite a vida de seu visitante.
Eu sei que existem muitas coisas importantes para o bem estar do seu futuro profissional, mas não dá para fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora, então, que tal começar por algum lugar?
Seguindo esses três passos simples (tá, o último nao é tão simples assim), você vai:
- especificar o que você vai vender (what?)
- definir seu público alvo (who?)
- colocar seu anúncio de "seja bem-vindo" na internet. (where?)
Dê um ano para seu negócio e avalie. Boa sorte.