Cumpra os prazos estipulados por você

Quando eu voltei ao Brasil, comprei um apartamento que precisava de muita obra. Primeiro comecei tentando fazer orçamentos com pedreiros. Eu ia ao apartamento com um, explicava o que precisava e aguardava o orçamento. Bom, para começar fui deixada na portaria algumas vezes por profissionais (!!!) que nunca apareceram. Outras vezes, apareceram atrasados, outra me fizeram perder tempo com explicações e nunca enviaram os orçamentos e o ganhador do projeto apareceu no dia e hora marcados, enviou um orçamento no dia prometido e levou a reforma.

Por que estou contando isso?

As vezes pensamos que pequenos atrasos em nossa programação, na hora de entregar um projeto, um site, ou uma obra, não influenciam no boca a boca. Influenciam. E muito. 

Podemos dar uma desculpa para o cliente, ou até contar a verdade, algo fora do comum aconteceu, por isso atrasamos. Mas não adianta você ter o melhor trabalho do mundo se, na hora do vamos ver, atrasa a entrega do projeto, do orçamento, do site, do detalhamento, do que quer que você tenha prometido para seu cliente. Não tem desculpa.

Não tem mistério: faça o que você prometeu que ia fazer. Simples assim. Cumpra com sua palavra.


Quem estipula o prazo é você, quem sabe quanto tempo vai demorar para editar uma foto, detalhar um projeto, orçar um branding ou desenvolver um site, é você. Não estipule prazos que sabe que não poderá cumprir ou que sejam muito apertados. Pense em quanto tempo você irá demorar para fazer aquele projeto do quarto da sua cliente, ou quanto tempo irá precisar para editar uma sessão de fotos para uma modelo. Duplique esse prazo. Triplique, se você se sentir mais confortável. Mas nunca atrase.

Como dizem os americanos shit happens e você precisa contar com o imprevisto. Seja um computador que para de funcionar, um filho que fica doente ou dia de indisposição mesmo. Se você trabalhar com o prazo mais flexível, poderá contar com esse imprevistos e ainda assim, entregar no prazo que prometeu.

É sempre melhor entregar antes e mostrar competência do que depois e mostrar pouco profissionalismo.


Eu posso não ser a melhor designer do mundo, mas, por ter morado muitos anos fora, prazo e pontualidade são meus sobrenomes agora. Se eu disser que entrego o orçamento hoje, será hoje. Se o inspirational board será entregue daqui a dois dias com sua paleta de cores, pode esperar que ele pintará na sua caixa de correio. Não tem desculpa.

Experiência que dita quanto tempo eu demoro para desenvolver cada etapa do projeto. Experiência para determinar quantos projetos eu consigo fazer ao mesmo tempo, experiência para cumprir o prometido. Não adianta me comprometer com vários projetos e não conseguir entregar nenhum a tempo. Você terá o nome queimado em todos eles. Melhor você agendar para o futuro do que deixar seu cliente na mão.

Estou convencida que você pode se destacar no seu meio simplesmente cumprindo a sua palavra e entregando on time. Lembre-se um cliente satisfeito, fala de você para 2 ou 3 pessoas, um insatisfeito fala para 10.

É simples. Mesmo. Faça exatamente o que você falou que ia fazer. Todas as vezes. Sem excessão. E coisas boas virão ao seu encontro.