Branding + site 'café com ética' | ética médica

A Nirvana, um advogada com mais de 30 anos de experiência, decidiu sair da sua cidade e se mudar para uma nova aventura: queria escrever sobre sua paixão que é a ética médica.

Ela já tem livros publicados, carreira e nome consolidados e agora queria escrever sobre o assunto e no futuro prestar uma consultoria, para inspirar e informar outras pessoas sobre esse tema.

Com o sugestivo nome de “Café com ética”, que ela me disse serem suas paixões, café e ética, partimos para o desenvolvimento da sua identidade visual e website..

Primeiro passo: definir a paleta de cores


O inspirational board

O tom do cafe não poderia faltar, e o verde traz um pouco do universo da saúde para a marca.

 
inspirational board.jpg
 

A marca

O eletro deixa claro que se trata da área médica, já que ela é especialista no assunto. A xícara de café entra para compor a marca como parte dessa paixão. Como se o café também estivesse no sangue.

marca.jpg

O branding board

O branding board mostra todo o conjunto gráfico unido já com pattern, fontes institucionais, paletas de cores, elementos gráficos para você fixar a identidade visual do seu negócio junto ao seu público alvo de maneira profissional.

 
branding board.jpg
 

As aplicações

Conforme explicado nos nossos valores, todo pacote de branding conta com 3 aplicações a escolha do cliente (aplicações adicionais são orçadas à parte). A Nirvana escolheu cartão de visitas, marca d'água para Instagram e template de word e ppt, cartão de agradecimento e assinatura de email.

Template para power point

Template para power point

Assinatura de email

Assinatura de email


O website

No futuro a Nirvana quer prestar consultoria na sua área, vender os livros que já publicou online dentre outras coisas. Mas, no momento, o sonho mais próximo e mais fácil de ser realizado era o de escrever um blog.

Fiquei muito feliz de poder ajudá-la.

Fizemos um site compacto porém cheio de espaço para ela colocar na web todos os seus anos de experiência em textos ao alcance de todos.

Confira o resultado final com todos os detalhes: www.cafecometica.com

Website em Squarespace responsivo para todas as mídias

Website em Squarespace responsivo para todas as mídias

Sabe quando você entrega o projeto da sua vida a alguém que você não conhece pessoalmente mas que seu trabalho te tocou profundamente? Então, aconteceu comigo.
Entreguei nas mãos da Cris o sonho da minha vida: um site meu, através do qual eu pudesse escrever o que gostaria, publicar minhas idéias, meus paradigmas e desejos de uma relação mais humana entre profissionais da saúde e pacientes.
E sabe quando no meio de caminho algo acontece e você acha que vai desistir? Pois é, ela não me deixou desistir. Aguardou pacientemente que meus problemas fossem amenizados, até que o meu coração fosse apaziguado e hoje (06/05/2019) meu site entrou no ar!.
Cris, muito obrigada! Você comprovou que não precisamos conhecer as pessoas pessoalmente para que sejamos tocados por ela.
Agora vai!!!!!
— Nirvana Fonseca

5 maneiras para deixar seu feed do Instagram mais profissional

O Instagram é a mídia social que mais cresce atualmente. Começou como uma simples maneira de compartilhar fotos com amigos e se transformou numa poderosa ferramenta de trabalho com algo em torno de 300 milhões de usuários.

Hoje em dia, se você tem um negócio, não tem como não se conectar com sua audiência através de likes e comentários que estão ao alcance dos seus dedos.

Como o Instagram é todo sobre imagem, é importante que a sua seja a mais profissional possível. Seguem algumas dicas para te ajudar.

instagram mais profissional

1 | Faça o melhor uso da sua bio

  • Use a mesma foto em todas as suas mídias sociais, dessa forma você criará uma identidade junto ao seu público-alvo

  • Explique o seu negocio claramente. Não escreva algo como”ajudando você a alcançar sucesso” porque isso não explica o que VOCÊ faz.

  • Use o nome da sua conta o mais parecido possível com o seu negócio e o seu nome abaixo. Dessa forma você facilitará a busca das pessoas que te conhecem pelo nome da empresa ou o seu pessoal.

  • Transforme sua conta em business account. A conta profissional te dá direito a colocar links para telefone, email e website separados. Seus clientes não terão que re-digitar nada. Um clique e já entrarão em contato com você

Reparem que na minha bio eu digo que atendo em português e ingles + faço branding e website + email + website. Simples e claro.

2 | Crie um cronograma para suas postagens

Com o novo algoritmo, o Instagram limitou a visualização de postagens. Isso é, antes você via o seu feed em ordem de postagem de todo mundo que você seguia, certo?

Na na ni na não.

Agora você só vê as postagens se:
- tiver ativado as notificações
- buscar regularmente para ler

cronograma

Então, facilite a sua vida (e a da sua audiência) e planeje suas postagens nos mesmos dias e horários toda semana.

Não é importante postar todo dia qualquer coisa, é importante ser consistente nos mesmos dias e horários da semana.

3 | Varie seus temas

Não me entenda mal, não estou dizendo para você, health coach, postar imagens de gatinhos fofinhos porque você só vai conseguir angariar seguidores de animais.

Primeiro porque esses seguidores não irão comprar seu serviço e depois porque sua timeline precisa estar coesa com temas que fazem parte do seu business.

Voltando ao assunto, você, health coach, vai fazer postagens sobre assuntos pertinentes ao seu negócio e sobre você:

  • vai falar sobre seus serviços, o que oferece,

  • vai escrever sobre os benefícios da laranja,

  • vai dar uma receita de suco verde

  • vai escrever sobre estatísticas (quantos % de pessoas com alimentação saudável têm menos problemas cardiovasculares que os consumidores de gorduras ruins)

  • vai falar sobre seus valores (não precisa colocar dinheiro se não quiser, mas diz como são seus pacotes, quantas horas estão incluídas etc)

ideias para post

Outro dia um prospect me pediu para fazer publicações para ele no Instagram (não faço esse serviço, mas indico uma pessoa que faz). Ele me disse que queria uma publicação por semana porque era um construtor e não tinha tanta casa para anunciar se tivesse que fazer publicações diárias.

Daí eu disse a ele exatamente o que escrevi acima: faça postagens sobre:

  • novos revestimentos,

  • dicas de decoração,

  • novidades de eletrodomésticos,

  • como combinar cores na cozinha

  • e, EVENTUALMENTE, coloque algo sobre suas casas.

Dessa forma, você cria um laço e forma uma comunidade que irá comprar o que você oferecer por confiar na sua palavra.

4 | Desenvolva seu estilo visual

  • Mantenha uma paleta de cores consistente

  • Use os mesmos filtros e grafismos em todas as fotos

  • Faça uso de fotos profissionais (se você precisar de fotos de graça, clique aqui)

  • O uso de uma cor dominante, um fundo livre, um objeto em destaque tendem a ter maior visualização. Uma foto limpa chama mais atenção do que uma poluída.

feeds tirados do Instagram

5 | Interaja com seus seguidores

  • Se alguém comentou, agradeça. Não vai te matar responder a uma pergunta ou escrever um muito obrigada.

  • Faça perguntas nas suas postagens e encoraje seus seguidores a responde-las. E, é claro, converse você também com quem respondeu.

  • Se você ainda quiser mais, comente nos posts das pessoas que te seguem. Elas vão agradecer.

  • Estimule seus seguidores a usarem a sua hashtag.


Lembre-se: é melhor ter poucos seguidores que fazem parte do seu público-alvo e consomem seus produtos e/ou serviços do que milhares que não vão gastar nada com você.


Coloque algum esforço na sua conta do Instagram. Você vai se agradecer no futuro.

10 perguntas sobre Squarespace

Se você anda pesquisando por aí sobre qual seria a melhor plataforma para construir seu website, com certeza já se deparou com o Squarespace nos grupos de Facebook, blogs e comentários em geral.

Squarespace é o queridinho do momento por uma ótima razão: você pode criar um site maravilhoso, clean, moderno sem nem uma gota de código. Além do design limpo, você pode comprar o domínio e a hospedagem no mesmo lugar. O que para a maioria dos ursos é muito mais fácil de controlar.

Eu sei que é uma grande decisão a ser tomada, por isso, resolvi escrever sobre as 10 perguntas que mais recebo por aqui.

Se a sua pergunta não foi respondida, pode me mandar aqui.

perguntas sobre Squarespace

1 | Posso comprar o domínio em outro lugar e usá-lo no Squarespace?

Sim, você pode.

Na verdade vocé pode proceder de três maneiras quanto ao domínio:
- você pode comprar o domínio diretamente no Squarespace
- você pode transferir seu domínio de onde quer que seja para o Squarespace
- você pode manter seu domínio, comprado em outro lugar (godaddy, por exemplo) dentro do Squarespace.

2 | Eu posso ter um domínio “.com.br” no Squarespace?

Não. O Squarespace disponibiliza mais de 20 terminações, mas não o “.com.br”. Dentre elas:
.com
.design
.co
.work
.me
.love
.band e etc.

Mas se você fizer questão do .com.br, terá que fazer o registro fora (no registro.br, por exemplo), fazer um link para seu provedor de domínio e usar dentro do Squarespace sem problemas.

Você pode ver as demais terminações disponíveis aqui.

3 | Se eu trocar meu template no Squarespace eu vou prejudicar meu SEO?

Não. Você pode trocar de template com tranquilidade para deixar seu site novo ou mais modernos ou com mais funcionalidade e seu SEO seguirá ileso. Pode relaxar.

4 | Quanto tempo demora para fazer um site em Squarespace

Bom, não tem uma resposta certa para isso. Eu costumo fazer um site em até 2 semanas. Você pode olhar o processo e os valores que estão disponíveis aqui no site.

Masssssss preciso ter todo o texto e fotos prontos para poder cumprir esse prazo. Depende mais dos meus clientes do que de mim.

5 | O blog vem automaticamente no Squarespace?

Sim. A página de blog esta incluída nas características e na hospedagem do Squarespace. Tudo que você precisa fazer é diagramar seu sidebar (se você quiser um), definir as fontes, categorias e voilá, já pode começar a escrever e publicar.

6 | Posso arquivar meus posts do blog de maneira fácil?

Com certeza. Eu mesma já fiz isso, vc pode clicar na minha sidebar do blog onde diz “leia os posts por categoria” que vai te levar para uma página onde todos os posts estão organizados por assunto. (veja abaixo)

clique em “leia os posts por categoria”

página com as categorias organizadas

Outra maneira de organizar é usar ícones que foi como eu fiz no site da LN Assessoria Pessoal.

icons desenvolvidos para organização do blog da LN Assessoria Pessoal

7 | Posso agendar minhas postagens no blog e nas minhas mídias sociais?

Claro que sim. A plataforma te oferece quatro opções:
- publicar na hora que acabar de escrever
- escrever e agendar a postagem com dia e hora programados
- revisar seu post
- escrever e salvar como draft (rascunho) para quando quiser finalizar o assunto

Você pode publicar automaticamente, agendar (schedule) ou deixar na opção rascunho (draft)

Você inclusive pode marcar, dentro do próprio blog, para postar nas mídias sociais na mesma hora que seu post for publicado. Isso é, uma vez que o post vá ao ar no seu blog, ele automaticamente seria exibido no Facebook, Instagram, Linkedin etc.

8 | Posso ter um site bilingue?

Sim. Você pode ter um site com várias línguas no Squarespace.

9 | O Squarespace é bom para o meu negócio?

A resposta depende de vários fatores e a discussão é meio iPhone/Android nesse sentido.

Mas, as pessoas que mais amam o Squarespace são os donos de pequenos negócios, bloggers, designers, arquitetos, fotógrafos e artistas em geral. Já que o Squarespace foi pensado originalmente para esse grupo.

Os sites ficam limpos, modernos, as fotos/portfolio ganham destaques, o blog é facilmente inserido e tudo isso sem as complicações de código, plugins e problemas de manutenção.

Agora, se você precisa de um ecommerce robusto, capaz de aguentar a sua loja com centenas de produtos e categorias, a melhor opção é, sem dúvidas, o Wordpress.

10 | Quanto custa o Squarespace?

Bom, hoje em dia (abril/2019) custa:

Valor para Websites

Valor para Websites

Valor para Online business

Valor para Online business

Qualquer outra dúvida pode me escrever que eu responderei o quanto antes ou farei um novo post com novas perguntas e respostas.

Quanto custa manter meu studio funcionando

Muita gente me pergunta:
- que tipo de programa e apps eu uso?
- se esses programas são pagos ou não?
- se são pagos, quanto custam?
- qual é o meu computador?
- onde consigo minhas imagens?
- etc etc.

Hoje vou escrever tudo que uso para fazer as minhas criações e tocar meu business.

quanto custa manter meu studio

Bom, você sabe que eu atualmente moro em Singapura (e antes disso em Buenos Aires, e antes disso em Dubai e antes disso em Houston…) então, por motivos óbvios, meu negócio é 100% online.

Não tenho reuniões presenciais (tudo é conversado por email, WhatsApp, FaceTime ou Skype), não pago aluguel para um espaço (trabalho num home office), não gasto dinheiro com deslocamentos pela cidade e nada do gênero.

Massss….tenho alguns custos fixos e alguns programas gratuitos que me ajudam a mater meu negócio funcionando dia após dia.


1 | Website

O Squarespace como vocês sabem é a plataforma que eu trabalho e que tenho meu site hospedado lá. E, para isso, pago uma anuidade para ele funcionar 100%.

Ele tem diferentes valores de acordo com o número de páginas, se sua página é de negócios ou pessoal, se tem ecommerce… cada categoria tem um valor.

Você pode pagar mês a mês ou por ano com desconto. Seguem os valores do Squarespace:

 
Valores para website

Valores para website

 
 
Valores para lojas online

Valores para lojas online

 

2 | Domínio

Você pode comprar seu domínio em vários lugares. Pode escolher se quer .com, .net, .org, .com.br e uma infinidade de outras terminações.

Normalmente um domínio normal custa a partir de USD 10.00 por ano. Eu comprei o meu no próprio Squarespace. É um pouco mais caro (a partir de USD 20.00) mas eu não tenho que ficar me preocupando com renovações em diversos lugares.

Mas isso é super pessoal. Eu achei melhor manter tudo num lugar só.


3 | Imagens

Essa é uma pergunta super corriqueira por aqui: “onde arrumo essas imagens lindas para as mídias sociais, para meus posts, para o portfolio etc.”

Eu não “arrumo”, eu compro.

Na verdade eu tenho um membership da Kate Max e uso as imagens dela para dar o tom delicado e feminino que queria no meu branding.

Mas se você não quiser fazer esse investimento, pode conseguir algumas imagens profissionais de graça nessa lista que disponibilizei aqui.

membership Kate Max

membership Kate Max

Além desse, existem diversos sites de banco de imagens que você pode comprar imagem por imagem (quando precisar) ou fazer uma anuidade. Depende de quantas imagens você usa no seu dia a dia.

No meu caso, eu utilizo para compor minha imagem no site, no blog e nas redes sociais. Então seria muito mais caro e trabalhoso pagar uma a uma. Por isso fiz a anuidade e sempre que preciso, entro no site, faço o download e uso como achar melhor.


4 | Softwares

Antigamente a gente comprava um cd que vinha com o programa que precisávamos. Então você saía, andava até uma loja (ou comprava online) e recebia uma caixinha com um cd contendo seu programa. Você usava esse programa até ficar desatualizado, daí você ia e comprava uma versão mais moderna. Certo?

Na-na-ni-na-não.

Agora você paga uma espécie de “aluguel” para ter direito a usar os softwares. Então eu hoje faço uso de dois programas da Adobe: Illustrator e Photoshop (valores abaixo em dólar).

 
adobe.png
 

Se você faz uso do pacote office (excel, word e power point), hoje em dia também tem essa mensalidade para você ter sempre a última versão na sua máquina.

Mas como eu uso pouquíssimo esses programas, fiquei com os meus antigos mesmo.


5 | Mailchimp

Finalmente uma boa notícia!

Esse é um programa gratuito para você organizar seu mailing list e enviar emails para sua lista. Ele é super fácil de ser usado e, se você tem um site em Squarespace, ele tem conexão direta com ele. Isso é, você pode cadastrar seus clientes do site direto no Mailchimp e fazer suas campanhas de lá sem ter que ficar copiando listas.

 
 

Enfim, é esse o meu behind the scenes. Se você quiser saber mais alguma informação do meu dia a dia, me envie um email ou escreva nos comentários abaixo.

Te espero.
Cris