O que você precisa para criar um website

Vamos dizer que você seja uma arquiteta (fotógrafa, designer de interiores, designer grafica) com alguns trabalhos no portfólio e que vem pensando em fazer um website para mostrá-los. Ou você é advogada, profissional de saúde (fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta),  coach (de carreira ou exercícios), como seria seu esquema de organização para o seu website?

o-que-precisa-para-website.jpg

Cada caso é um caso mas, para ajudar você, seguem algumas dicas de estrutura, fotos e conteúdo que atendem a 99% dos casos. 


Sobre a estrutura

O primeiro passo é organizar sua estrutura. Você precisa determinar que páginas precisa. Eu sempre acho que devemos ficar em torno de cinco páginas pois com essa quantidade você consegue falar o que precisa, consegue expor de maneira organizada o seu portfolio, consegue falar de você, incluir uma página de contato e até um blog se quiser.

Então, de uma maneira geral sua divisão será:
1 | home
- serve para explicar de maneira objetiva e sucinta o que você oferece
- tem que atrair seu leitor de imediato.
- se seu público não entende o que você oferece logo que entra na home, ele não terá interesse para navegar no restante do seu site.

2 | sobre
- essa página é para falar de você, sua formação, cursos... enfim, um mini CV
- conte de maneira informal, em forma de texto, como foi sua vida profissional até hoje
- keep it simple. 
- torne sua vida profissional interessante para atrair clientes

3.1 | portfolio
- esta área é para expor seus trabalhos
- organize por temas, explique como chegou a cada solução
- o público adora saber como foi o processo criativo de cada projeto

3.2 | o que fazemos
- essa é a opção para você que não trabalha com portfolio
- é importante explicar de maneira clara e detalhada o que você faz
- conte a sua metodologia de trabalho
- explique sua área de expertise
- mostre seu diferencial em relação a concorrência (por que alguém deveria te contratar?)

4 | contato
- ninguém gosta de ficar procurando pelo site todo onde entrar um contato para um orçamento, dúvida ou para contratar o seu serviço, por isso acho importante ter uma página exclusiva para esse propósito
- mas também sempre sugiro incluir uma opção de contato no rodapé do site para direcionar seu consumidor a falar com você e te seguir nas mídias sociais

5 | blog
- essa é uma ótima ferramenta para te aproximar do seu público e criar uma comunidade em torno do seu trabalho
- as pessoas adoram receber dicas e sugestões de quem admiram
- use esse espaço para estreitar seu relacionamento e criar um público fiel
- os stories do Instagram são uma excelente ferramenta para isso também, só que o conteúdo se perde. Se você perder um dia, ou se gostou de um conteúdo específico, não tem como revê-lo ou guardá-lo para o futuro como referência.


Essa organização cobre 99% dos casos de profissionais liberais que precisam de um site para divulgar, de maneira profissional, seus portfólios e serviços.


Sobre o conteúdo

Se você tiver um pouquinho mais de verba para investir, sugiro contratar um redator para fazer o seu texto. Eu sei, eu sei, você escreve super bem. Eu também, acredite, mas mesmo assim contratei um profissional para acertar meu texto.

Você pode contratar esse redator de duas maneiras:
- para escrever seu texto todo desde o início, depois de uma conversa com você. Nesse caso ele cobrará a criação do texto mas você não perderá tempo escrevendo ou
- você pode escrever da sua maneira e contratá-lo para deixar seu texto mais bem escrito, mais redondo, mais profissional. Uma excelente opção também (e um pouco mais barata).


Sobre as imagens

Fotos profissionais são sempre um must have. Tem que ter. Se você não tem como investir num fotógrafo, recomendo banco de imagens. Existem alguns que você tem que comprar as imagens, mas existem alguns de graça também, sabia? Sempre dou o caminho das pedra para meus clientes não quebrarem o banco e ainda assim terem um website com imagens de qualidade.

A única coisa que não tem escapatória são fotos de você e do seu trabalho (no caso de portfolio). Você tem que cuidar da imagem do seu site como você cuida da imagem dos seus clientes. Podemos compor um site com imagens mistas (banco de imagens + fotos exclusivas) que forem pertinentes ao seu negócio, sempre lembrando que fotos escuras e sem qualidade suficiente não vão te ajudar.


Se o texto bem escrito já é importante, as fotos profissionais são imprescindíveis.


Enfim, sou especialista em sites para pequenos negócios/serviços e profissionais liberais. Se você quiser conversar a respeito do seu, entre em contato comigo. Podemos marcar uma conversa inicial via Skype. Te espero.