Quanto custa manter meu studio funcionando

Muita gente me pergunta:
- que tipo de programa e apps eu uso?
- se esses programas são pagos ou não?
- se são pagos, quanto custam?
- qual é o meu computador?
- onde consigo minhas imagens?
- etc etc.

Hoje vou escrever tudo que uso para fazer as minhas criações e tocar meu business.

quanto custa manter meu studio

Bom, você sabe que eu atualmente moro em Singapura (e antes disso em Buenos Aires, e antes disso em Dubai e antes disso em Houston…) então, por motivos óbvios, meu negócio é 100% online.

Não tenho reuniões presenciais (tudo é conversado por email, WhatsApp, FaceTime ou Skype), não pago aluguel para um espaço (trabalho num home office), não gasto dinheiro com deslocamentos pela cidade e nada do gênero.

Massss….tenho alguns custos fixos e alguns programas gratuitos que me ajudam a mater meu negócio funcionando dia após dia.


1 | Website

O Squarespace como vocês sabem é a plataforma que eu trabalho e que tenho meu site hospedado lá. E, para isso, pago uma anuidade para ele funcionar 100%.

Ele tem diferentes valores de acordo com o número de páginas, se sua página é de negócios ou pessoal, se tem ecommerce… cada categoria tem um valor.

Você pode pagar mês a mês ou por ano com desconto. Seguem os valores do Squarespace:

 
Valores para website

Valores para website

 
 
Valores para lojas online

Valores para lojas online

 

2 | Domínio

Você pode comprar seu domínio em vários lugares. Pode escolher se quer .com, .net, .org, .com.br e uma infinidade de outras terminações.

Normalmente um domínio normal custa a partir de USD 10.00 por ano. Eu comprei o meu no próprio Squarespace. É um pouco mais caro (a partir de USD 20.00) mas eu não tenho que ficar me preocupando com renovações em diversos lugares.

Mas isso é super pessoal. Eu achei melhor manter tudo num lugar só.


3 | Imagens

Essa é uma pergunta super corriqueira por aqui: “onde arrumo essas imagens lindas para as mídias sociais, para meus posts, para o portfolio etc.”

Eu não “arrumo”, eu compro.

Na verdade eu tenho um membership da Kate Max e uso as imagens dela para dar o tom delicado e feminino que queria no meu branding.

Mas se você não quiser fazer esse investimento, pode conseguir algumas imagens profissionais de graça nessa lista que disponibilizei aqui.

membership Kate Max

membership Kate Max

Além desse, existem diversos sites de banco de imagens que você pode comprar imagem por imagem (quando precisar) ou fazer uma anuidade. Depende de quantas imagens você usa no seu dia a dia.

No meu caso, eu utilizo para compor minha imagem no site, no blog e nas redes sociais. Então seria muito mais caro e trabalhoso pagar uma a uma. Por isso fiz a anuidade e sempre que preciso, entro no site, faço o download e uso como achar melhor.


4 | Softwares

Antigamente a gente comprava um cd que vinha com o programa que precisávamos. Então você saía, andava até uma loja (ou comprava online) e recebia uma caixinha com um cd contendo seu programa. Você usava esse programa até ficar desatualizado, daí você ia e comprava uma versão mais moderna. Certo?

Na-na-ni-na-não.

Agora você paga uma espécie de “aluguel” para ter direito a usar os softwares. Então eu hoje faço uso de dois programas da Adobe: Illustrator e Photoshop (valores abaixo em dólar).

 
adobe.png
 

Se você faz uso do pacote office (excel, word e power point), hoje em dia também tem essa mensalidade para você ter sempre a última versão na sua máquina.

Mas como eu uso pouquíssimo esses programas, fiquei com os meus antigos mesmo.


5 | Mailchimp

Finalmente uma boa notícia!

Esse é um programa gratuito para você organizar seu mailing list e enviar emails para sua lista. Ele é super fácil de ser usado e, se você tem um site em Squarespace, ele tem conexão direta com ele. Isso é, você pode cadastrar seus clientes do site direto no Mailchimp e fazer suas campanhas de lá sem ter que ficar copiando listas.

 
 

Enfim, é esse o meu behind the scenes. Se você quiser saber mais alguma informação do meu dia a dia, me envie um email ou escreva nos comentários abaixo.

Te espero.
Cris