Como melhorar a sua imagem online

Sempre falo que não se deve usar as mídias sociais como única fonte de informação sobre seu negócio. Não me canso de dizer o quanto é importante um website profissional para você se destacar da concorrência.

Se você é arquiteta e tem um extenso portfólio no Instagram, por exemplo, misturando casas, apartamentos, quartos infantis, adultos, salas e cozinhas não seria melhor categorizar essas fotos e fazer uma bonita e organizada exposição das sua fotos online? Guiando seu público alvo para o que você quer vender?

melhorar sua imagem

Se eu estou procurando alguém para decorar minha sala, adoraria ver várias fotos de salas juntas, o mesmo para o quarto das minhas filhas ou para minha cozinha ou varanda. Se eu tenho que ficar olhando naquele quadradinho super pequeno do Instagram para eleger uma arquiteta, não só irei demorar muito mais tempo, como todas parecerão iguais.

Agora pense comigo: se todas as arquitetas que eu procuro trabalham assim (com portfólio no Instagram) e uma tem um link para um belíssimo website, organizado, com fotos lindas, um processo bem explicado, onde eu possa conhecer um pouco mais sobre ela, adivinha qual será a escolhida?


Por que uma arquiteta se preocupa tanto com a imagem da casa da sua cliente e tão pouco com a imagem dela mesma?


Quando voltei ao Brasil, comprei um apartamento destruído e fiz uma reforma enorme para que ele ficasse habitável. Mergulhei no Instagram olhando todas as hashtags que falavam de arquitetura, decoração, obras, antes e depois etc.

A pessoa que escolhi para tocar minha obra tinha um site onde pude enviar uma mensagem na sua pagina de contatos e não um direct onde recebemos tantas outras coisas (de propaganda a solicitações e elogios), pude navegar por suas páginas onde fotos profissionais mostravam detalhes que eu queria para mim, pude conhecer um pouco dela, o que fez, seu background, etc.


Não sei se ela era a melhor de todas as arquitetas disponíveis no mercado, mas era a que me chamou mais atenção e foi a que levou o meu projeto.


Escrevo isso porque se você não está conseguindo tantos clientes como gostaria, pense numa nova estratégia que não seja massacrar seu Instagram de fotos de inspiração ou projetos próprios num mar de inspirações e projetos próprios. Todo mundo fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo.

Agora, se você está lotada de clientes usando essa técnica, será que não estaria ainda melhor, ou maior, ou ainda podendo cobrar mais fazendo a mesma coisa?

Pense:
- que imagem você quer passar para seus clientes?
- que clientes você quer atender?
- que tipo de público quer alcançar


Você não vai conseguir nada diferente se continuar fazendo tudo sempre igual


O post de hoje fala sobre arquitetas, mas essa analogia vale para todas vocês: fotógrafas, enenheiras, designers gráficas e de interiores.

Se você não trabalha com portfólio (profissionais de saúde, coachs, assessoras, advogadas), vale ler o post da semana passada que fala de bancos de imagem de graça para você usar no seu site e deixar a sua imagem tão profissional quanto você.

Essas fotos podem ser usadas no seu website, postagens nas mídias sociais, folhetos etc.