Você sabe o que é aproveitamento de papel?

Se você tem uma empresa ou é um profissional liberal e precisa divulgar seu negócio contratando um designer para fazer algum material que precise ser impresso em gráfica convencional, saiba que, as vezes, por causa de um centímetro para cá ou para lá a sua produção pode encarecer muito.

A culpa disso se chama mau aproveitamento de papel.

voce-sabe-o-que-eh-aprov-papel.png

O que é isso? E como resolver esse problema?

Aproveitamento de papel é o termo usado para você tirar o melhor partido possível sem ter desperdício de papel na produção gráfica. Isso é, qual o melhor (ou melhores) formatos para aproveitar cada milímetro da sua folha na hora da impressão.


As gráficas trabalham com alguns formatos de papel, mas os dois mais populares são: 66 x 96cm e 64 x 88cm.



Se você vai começar a sua criação do nada ou se vai contratar alguém para fazer esse trabalho, conheça os tamanhos que irão render mais na hora da impressão no infográfico abaixo.

 
 

Mas não é só escolher o tamanho e pronto.

Seguem algumas dicas para você não errar:
- escolha o formato final que você quer o seu impresso,
- acrescente 0.5cm de cada lado que será a sua área de escape.
- com esse formato em mãos, procure o aproveitamento de papel que melhor se adequar ao seu trabalho.

Por exemplo, se seu trabalho é 18 x 30cm, você deve crescentar uma margem com 0.5cm de cada lado e terá 19x31cm. Com ESSE formato final em mãos, você pode olhar o infográfico e escolher o que mais se aproxime dessa medida. Nesse exemplo, a melhor opção seria imprimir o trabalho numa folha 66x96 já que você conseguirá imprimir 10 páginas por folha.

Enfim, se você quer fugir dos formatos convencionais (A4, A3, letter etc.) imprima esse quadro, para guardar e servir como consulta sempre que precisar. Com ele você pode conversar com seu designer já sabendo o que pedir para otimizar sua produção. Bom trabalho.