9 dicas para seu negócio | parte I

Eu sei, eu sei…começar um negócio próprio é difícil.

Tem tanta coisa que temos que pensar:
- escolher um público alvo,
- desenvolver sua identidade visual,
- postar nas redes sociais,
- fazer um site,
- arrumar clientes,
- acertar suas finanças and go on.

É por isso que muitas empresas fecham antes de começar. Se você não se organizar, as tarefas vão ocupar todo o seu dia (e noite!) e não deixarão você se dedicar à sua atividade principal.

Nesse post você vai encontrar algumas boas dicas para te ajudar nesse processo doloroso.

dicas para seu negocio

1| Acredite na sua capacidade e no seu talento

Muitas vezes na hora de começar um business ficamos inseguros quanto a nossa capacidade de ter um negocio próprio confiando apenas no nosso talento. Já estive aí.

E se eu não tiver clientes?
E se não gostarem do meu trabalho?
E se eu gastar todo esse dinheiro inicial e não der em nada?

Se identificou?

Mas se você realmente quer ter sucesso, você precisa ter coragem, acreditar e buscar pessoas (sejam membros da família, amigos ou até um estranho na fila do banco) para apresentar seu novo negócio. Nunca se sabe de onde sairá seu próximo (ou primeiro) cliente.


Nenhuma oportunidade deve ser perdida.


Com certeza você encontrará momentos no seu negócio em que terá que fazer coisas que não se sente confortável em fazer. Mas faça mesmo assim e depois se dê os parabéns pela sua realização.

Se você é fotógrafa, por exemplo, mas detesta fazer festa infantil, nesse primeiro momento, aceite.
Se você é arquiteta mas busca casais jovens como público-alvo, mas só conseguiu reformar o consultório do seu médico, entre de cabeça.
Se você é professora de yoga e quer ter seu próprio studio mas foi convidada para dar aulas na escola da sua filha, a hora é essa.

Não diga não para nada.

2 | Não seja um eremita. Saia de casa e conheça pessoas

Separe algumas horas da sua semana para fazer um curso, ir a academia, encontrar amigos ou ver sua família. O network é tão ou mais importante que o trabalho que você está se propondo a fazer. Acredite.

Se você tem um business online (como eu) é muito fácil ficar horas atrás de um computador tirando tudo da frente, seja criação, postagens para mídias sociais, matérias para o blog, planilhas com entradas e saídas etc.

Mas, como eu disse acima: você nunca sabe de onde virá seu próximo cliente.

3 | Fique em cima da sua vida financeira desde o princípio

É…dinheiro. Esse mesmo que todo mundo adora mas quando você é a parte criativa do negócio não quer nem saber como acontece.


Você até pode ter um pequeno negócio agora, mas e daqui a 5 anos?


Nunca subestime a utilidade de uma boa, simples e velha planilha de excel com entradas e saídas para você poder, na pior das hipóteses, trocar seu computador ou sua câmera, assinar a anuidade daquele tão sonhado banco de imagens, contratar uma assistente…enfim, se planejar.

financieiro.jpg

Abra uma conta apenas para seu negócio. Não misture com a sua pessoal. Se amanhã você resolver ter um sócio, vai agradecer ter tomado essa decisão hoje.

Mesmo que você não tenha um negócio legalizado, tenha duas contas bancárias para você poder contar com aquele rendimento no final do mês e montar seu capital de giro na conta da empresa.

4 | Corra riscos

Caso não dê certo, não quer dizer que você falhou, quer dizer que você precisa tentar algo diferente.

Se eu posso garantir uma coisa para você é que mais cedo ou mais tarde você vai apostar em alguma coisa que não dará certo.

Seja um pacote com valor muito alto que ninguém vai querer, ou muito baixo que fará você trabalhar quase de graça. Pode ser uma promoção que você acredita, faz estoque e não vende nada. Um serviço que foi desenvolvido para um público alvo muito específico e você lançou para o todo mundo.

Tudo bem.

Aprenda com seus erros. Altere o processo ou serviço oferecido e vamos lá.


Ninguém alcança o sucesso sem se arriscar e testar novas coisas. Não se decepcione se não der certo. C’est la vie.


5 | Esteja preparada para uma longa jornada

Momento da verdade: muito poucos donos de negócios alcançam sucesso em pouco tempo. Quem me dera… A grande maioria dos empreendedores demora muito, muito mesmo até conseguir equilibrar as contas.

Qualquer pequeno negócio requer perseverança e dedicação.


Qualquer coisa relacionada ao seu negócio, consistência é a chave do sucesso.


Bom, para o post não ficar muito longo eu vou dividir em duas partes. As últimas 4 dicas eu posto semana que vem. Aguardem.