2 dicas fáceis para você implementar e garantir o sucesso do seu site

Além de deixar as informações organizadas de modo profissional e evitar que seu possível cliente tenha que ficar horas nas suas redes sociais para conseguir informações básicas sobre você e seu negócio, o seu website pode te ajudar de inúmeras maneiras a ganhar tempo (and time is money) e otimizar seu dia a dia.

dicas fáceis para seu site

Conforme já falei aqui algumas vezes, eu trabalho com Squarespace, uma plataforma fácil, dinâmica e que não requer códigos para montar um site.

Você pode ler algumas outras vantagens dessa plataforma aqui.

Bom, só para explicar melhor, o Squarepace trabalha com 'blocos' (ou blocks como eles chamam). Cada block tem uma função diferente que, juntos, montam um site.

Alguns exemplos de blocks:
- de texto, para incluir seu conteúdo escrito,
- de formulário, para você incluir na sua página de contato,
- de imagem, para incluir fotos
- de mídias sociais, para você direcionar seus visitantes para suas páginas do IG, Fb e cia.
- de busca, para você incluir onde quiser, no meu caso fica no blog (acima da minha foto)

Enfim, eu vou montando o quebra-cabeça e incluindo todas as funcionalidades que são necessárias para cada cliente (através desses blocks), seguindo a linha definida no briefing, para alcançar determinado público-alvo. 

Mas hoje vou falar de dois blocks que podem ser usados para vários fins ou te dar boas ideias de funcionalidades extras para seu website.

1 | formulário

O block para formulário não serve apenas para o cliente entrar em contato com você, ele pode servir também para você medir o interesse do seu público em determinado produto que queria lançar no futuro, mas não está muito certa se vale a pena seu investimento de tempo.

Vamos dizer que você esteja pensando em desenvolver um curso online mas está em dúvida de 3 temas diferentes. Podemos incluir, junto a cada tema, um botão com um formulário para uma melhor organização e pesquisa.

Como funciona?

Por exemplo: podemos escrever em uma de suas páginas "em breve cursos online". Logo abaixo colocamos os três temas, cada um com um botão escrito "quero ser notificado".

Cada botão encaminha para uma lista diferente.

Isso é, você não gastará seu tempo montando os três cursos desnecessariamente (caso não haja procura), e irá desenvolver apenas o que for um sucesso completo de notificações. Nesse caso, você ainda terá uma base de clientes (mailing) para mandar sua comunicação direta para seu cliente em potencial sem precisar perder tempo com mídias sociais e pessoas que não se interessam pelo produto que está vendendo.

2 | botões

Botões? Sim, botões. Os botões são os famosos call to action (chamada para ação), que já falei de sua importância anteriormente aqui. 

Eles podem chamar seu cliente para uma determinada ação, fazendo com que você guie seu visitante para onde quiser.

Como funciona?

Exemplos de botões que você pode incluir:
1 | um botão com "entre em contato comigo", com link para sua página de contatos em qualquer lugar do seu site

2 | um botão para encaminhar seu cliente para outra página, exemplos:
- encaminhando para o blog "leia mais sobre esse assunto no nosso blog" 
- encaminhando para o portfolio "visite nosso portfólio",
- encaminhando para uma ação específica: "quero marcar uma entrevista"

3 | para dar download em um arquivo pdf, seja:
- uma tabela de preços com um orçamento mais detalhado,
- uma lista com algum material que possa interessar ao seu público alvo (eu fiz isso para a minha lista com fotos em alta resolução de graça),
- um programa mais detalhado para um curso ou webinar.

Cada botão tem que ser pensado de forma a não deixar seu visitante num beco sem saída tendo que decidir por conta própria qual será seu próximo passo dentro do site ou se vai embora (snif, snif).

Isso é uma dica importante na hora que tiver organizando seu site também. Quando decidir quantas páginas seu website terá e qual o conteúdo de cada página, não esqueça de se perguntar "e agora, para onde meu cliente vai? " para que seu visitante fique bastante tempo dentro do seu site e queira comprar seu produto ou serviço.


Quando for montar seu site, lembre-se que ele não está ali apenas para marcar presença e ficar bonito.


Seu site é um instrumento de venda do seu produto ou serviço, então, botões com chamadas inteligentes, formulários para montagem de mailing list segmentados, textos para guiar seu visitante para onde você achar mais importante para seu negócio, são ferramentas super importantes para o seu sucesso profissional.