O que você precisa em todas as páginas do seu site

Então você está fazendo seu próprio site, ou contratou alguém para desenvolver-lo: ótimo! Você está na fase de organizar e determinar o conteúdo do seu site. Por onde começar? Já escrevi um post sobre isso. Se você está nessa fase, vale a pena ler: o que você precisa para criar um website

Primeiramente você está fazendo o mapa do seu site.  Está separando imagens, contratando fotógrafo e escrevendo seu conteúdo. Mas o que você precisa em todas as páginas do seu site independentemente de qual público deseja atingir, qual produto ou serviço gostaria de vender ou qual categoria pretende atingir?

BLOG.jpg

O que você precisa em todas as páginas do seu site se chama CTA*

* "call to action", sigla em inglês ou
"chamada para ação", em português.


Mas o que é o CTA?

É uma maneira de guiar o visitante do seu site para fazer o que você gostaria que ele fizesse.
Você quer que visitem seu portfolio? CTA
Quer marcar uma reunião? CTA
Quer que leiam determinado post no seu blog? CTA

Sabe quando você está visitando um site e gostaria de contratar um serviço, ou ler mais sobre determinado assunto, ou conhecer um pouco mais de um produto mas tem que ficar perdendo um tempão descobrindo onde cada coisa está no website? Pois é aí que entra seu CTA.


Você nunca deve deixar seu visitante perdido ou sem saber qual é o próximo passo que ele deve seguir.


Vamos supor que você tenha uma empresa de headhunter. Na sua home você apresenta os seus serviços e quer que seu cliente interaja com você marcando uma reunião. No final da página você deveria falar "clique aqui e marque sua entrevista via Skype". Isso é um CTA guiando seu visitante para marcar uma reunião.

Ou você é arquiteta e seu site fala sobre você, sua formação, que estilo gosta de seguir, qual seu diferencial em relação à concorrência etc., no final pode escrever "clique aqui e conheça um pouco mais do meu trabalho através do meu portfolio" CTA para mostrar seu portfolio de trabalhos.

Outro bom exemplo, você é dermatologista e fala da importância no cuidado com a pele hoje em dia, fala também das novas técnicas de rejuvenescimento hoje disponíveis no mercado e no final escreve "quer saber o que melhor se adequa so seu tipo de pele? Me siga nas redes sociais, ou me escreva uma mensagem". CTA para aumentar seus seguidores nas redes sociais ou marcar uma consulta no seu local de trabalho.

exemplo de CTA no meu site convidando para enviar uma mensagem na home

exemplo de CTA na área de valores do meu site incentivando meu visitante a tomar a decisão de começar agora

Como sou uma visitadora de sites nata, já perdi as contas de quantas vezes estou lendo alguma coisa que alguém está oferecendo, fico toda feliz e pronta para comprar o tal produto e....não existe um próximo passo. Não tem onde ir, não tem um botão de contato para eu perguntar alguma coisa. Não tem nada pior para seu negócio .


Não sinta como se tivesse empurrando ou aborrecendo seu cliente. É o seu trabalho guiá-lo pelo seu site e encorajá-lo a tomar as ações que você quer que ele tome. A hora é essa!


Se você pensar que o tempo médio de uma visita no seu site não passa de segundos até seu visitante não encontrar o que está buscando ou não gostar do que vê, perceberá que não pode perder nem uma chance de ganhar esse cliente.

Então, mãos a obra. Dê uma olhada no conteúdo do seu site e tenha certeza de incluir seus CTAs nos lugares certos para garantir o seu sucesso.

Por que ter depoimentos no seu site?

Depoimentos são a prova viva de que seu negócio ajudou outras pessoas, que seu trabalho foi competente e preencheu todos os requisitos para um final feliz. Para quem veio indicado, talvez não faça muita diferença, mas para quem te achou nas mídias sociais ou em sites de busca é um conforto e uma segurança.

blog_depoimentos.jpg

Ninguém escreve coisas boas sobre uma pessoa se seu profissionalismo não tiver sido comprovado durante o atendimento, se você tiver sumido, se tiver feito um trabalho pouco competente, se não tiver cumprido prazos etc.


Ter testemunhos a favor da sua competência é algo muito valioso e, se você ainda não pede para seus clientes, deveria começar a solicitar ontem. 


Se você pensa em fazer um website mas ainda não decidiu quando, comece a se organizar, peça os depoimentos para seus clientes atuais e guarde numa pastinha especial no seu computador. Um dia isso vai te trazer muito retorno.

Se você ainda não pensa em fazer um website, pode pedir depoimentos na sua página do Facebook, por exemplo. Dessa forma, seus seguidores poderão ler e isso já fará diferença no seu negócio.

Depoimento da Organizzen para o Al Mass Design

Peça para seus clientes não escreverem apenas como foi ótimo trabalhar com você, peça para serem mais específicos:
- Como se sentiam antes de te contratar?
- O problema deles foi solucionado?
- Por que demoraram tanto para tomar essa decisão? (Essa é ótima porque podem ter clientes em potencial com a mesma dúvida)
- Que benefícios puderam observar no negócio deles depois de contratarem você. (Tiveram lucro?)
- Como foi o processo como um todo? (Suas expectativas foram alcançadas?)

Imagine que você é uma fotógrafa especialista em fotos de família e seus depoimentos mostram como você foi sensível e pontual durante a sessão de fotos, que foi super importante seu feedback e direção para que todos ficassem a vontade, já que são tímidos diante das câmeras.

Ou você é especialista em fotos de produto e seus clientes dizem que suas fotos alavancaram suas vendas, ou que você deu importantes dicas com relação a fundos e composições que fizeram sua linha ter mais apelo junto ao seu público alvo. Maravilhoso, não?


Lembrem-se: depoimentos são uma ferramenta de marketing muito poderosa e grátis. Não deixe de usá-la.


Tenho alguns depoimentos na área de portfólio do meu site. Dá um pulo lá e dê uma lida para se inspirar para seu negócio ou para pedir para sua webdesigner incluir no seu site. 

 

Perguntas importantes que você deve fazer para contratar um webdesigner

Você ficou um tempão pensando se deveria ou não fazer um website para seu negócio. Depois que tomou a decisão de fazer, não quer perder nem mais um minuto e quer ver seu sonho se transformando em realidade o quanto antes. Certo?

Mas esse sonho pode se transformar em pesadelo num piscar de olhos se você escolher um webdesigner que não atenda as suas espectativas.

Como escolher? Como saber quem é o webdesigner correto para te ajudar nessa cruzada?

BLOG_perguntas-importantes-webdesigner.jpg

Na verdade a primeira pergunta é para você mesmo:

1 | O portfolio do webdesigner que estou escolhendo tem o meu estilo? Tem a vibe que estou buscando para meu negócio ou para minha página pessoal?

Pessoas diferentes de cada canto da cidade, estado, país ou mundo têm estilos diferentes. E não tem nada de errado com isso.

O problema aqui é você tentar transformar o estilo de um designer no seu se ele for completamente diferente. Não vai funcionar. Nem para você nem para ele.

Então, quando você for eleger seu webdesigner, tenha certeza de olhar bem o portfolio dele e se perguntar se a imagem da sua empresa ficar com aquele estilo, você ficará feliz ou não.

Muitos designers (eu incluída) selecionam seus melhores trabalhos para expor no portfolio. Então, tenha em mente que os trabalhos que ele mais gostou são os que representam melhor o seu estilo verdadeiro.

Se você amar o que estiver vendo, BINGO! Essa será a pessoa certa para você.

Portfolio novo Al Mass Design

Portfolio novo Al Mass Design

2 | Pergunte ao seu designer como é seu processo de trabalho

A resposta dessa pergunta vai te mostrar se você está diante de um novato ou de um profissional com experiência. Designers que estão costumados a desenvolver websites, sabem seus processos  como a palma da sua mão e podem dizê-los sem floreios e explicar tintim por tintim tudo que você precisa saber.

Afinal, eles já passaram por isso várias vezes e apesar de ser um tema pouquíssimo interessante para você, poder ouvir tudo que vai acontecer com seu projeto, irá te dar um pouco mais de certeza que está fazendo a escolha certa.

Além disso, uma pessoa com um pouco mais de experiência vai saber o que está fazendo e vai poder te guiar sobre todo o trajeto, já que esse é um novo território para você, aumentando as chances de tudo sair como esperado, com prazos garantidos e sem surpresas.

3 | Pergunte se ele tem algum cliente anterior que você possa conversar

Depoimentos em site também são um bom termômetro. Sites com trabalhos lindos que não têm nenhum feedback de clientes passados devem levantar uma bandeirinha vermelha.

referencias.jpg

É super comum pedir (e checar) referências quando vamos contratar alguém para trabalhar conosco. Seja em casa, num escritório ou para desenvolver algum projeto. Fique a vontade para pedir. 

4 | Pergunte como será feita a manutenção do seu site depois que estiver no ar.

De novo, aqui não tem certo nem errado nessa resposta. Se você gosta, sabe e tem jeito para manter seu site, uma vez que ele for entregue, pode editar e adicionar informação de maneira simples, por conta própria. Para isso pergunte ao seu webdesigner se o pacote vem com tutoriais, pdfs ou alguma explicação para você ter uma noção básica do que fazer.

Se não quer essa responsabilidade para você, pergunte quanto custa para ele fazer essas alterações de tempos em tempos caso sejam necessárias. Existem muitos webdesigners que não fazem esse tipo de serviço. Isso significa que você terá que arrumar alguém para fazer. Melhor se certificar antes.

5 | Pergunte se o site é responsivo

Mas o que é um site responsivo? O site responsivo é um website que se adequa as telas de desktop, tablets e smartphones. Você não precisa ficar ampliando com seus dedos na tela do celular, por exemplo, para conseguir ler as informações.

O site automaticamente se adequa e transforma textos e fotos num tamanho de leitura que seja confortável, sem esforço, em mídias menores.

site responsivo para LN Assessoria Pessoal. 

site responsivo para LN Assessoria Pessoal

Num mundo onde mais da metade dos usuários só vêm tudo na palma da mão, esse item é muito importante para o sucesso do seu site.

6 | E, por último, pergunte quanto tempo irá demorar o processo todo

Isso é muito importante tanto para você quanto para seu designer. Os clientes tendem a acreditar que os webdesigner são mágicos que lêem mentes e vão descobrir tudo sobre seu negócio, desenvolver fotos e criar textos. 

Muita calma nessa hora.

Seu webdesigner vai criar a sua imagem virtual. Vai traduzir em um projeto gráfico o conceito que a sua empresa está buscando para atingir o público certo para você. Para isso você precisa providenciar imagens e textos.

É claro que ele pode te ajudar a encontrar imagens em bancos de imagens (de graça ou pagos), e indicar um fotógrafo ou redator para fazer seus textos (se você preferir), mas esses custos não fazem parte do pacote e são terceirizados. E, mais importante de tudo, seu website não ficará pronto sem eles.

quano-tempo-.jpg

Converse com seu designer para saber o que ele precisa e como precisa. O ideal é ele fazer um briefing com o fotógrafo em questão (caso você vá contratar um) para fazer as fotos certas e você não perder tempo nem dinheiro com imagens que não vão servir.

Depois que você tiver todo o conteúdo na mão, pergunte quanto tempo ele irá demorar para criar seu site. Isso não é do dia para noite (se for, desconfie), mas também não precisa demorar meses para ser concluído. Eu, por exemplo, em 2 semanas entrego tudo pronto. Veja sobre meus prazos e valores aqui.

Inclusive tenho um passo a passo que escrevi há algumas semanas sobre o que você precisa para criar um website que pode te ajudar nessa organização.


Enfim, espero te ajudar a escolher o melhor profissional para você. Qualquer dúvida ou pergunta sobre o site para o seu negócio ou sua página pessoal, entre em contato comigo.

 

6 maneiras de melhorar a sua audiência no Instagram

Todo mundo quer ter muitos seguidores no Instagram, certo? Mas você está fazendo as coisas da maneira correta para alcançar esse objetivo? Seguem 6 dicas para você ver se está no caminho certo.

FB-e-BLOG_6-maneiras-audiencia-IG.jpg

01 | Escolha um estilo para seu feed

Não se preocupe. Isso não requer nenhum super poder especial ou habilidade em photoshop ou algum outro programa de edição de imagens. Isso apenas quer dizer que você deve pensar no visual que você quer ter no Instagram de uma maneira geral.

Ter esse estilo definido facilita a sua vida na hora de procurar imagens ou grafismos que corroborem com sua escolha e tenham a ver com seu branding. Isso vale não só para o Instagram mas para tudo que você fizer que tenha a ver com sua marca criando uma imagem coesa do seu negócio.

Uma outra opção para ajudar a manter o seu feed uniforme é o uso de marca d'água. 

Fotos diversas intercaladas com imagens usando a paleta de cores da marca causando uma organização visual.

Fotos diversas intercaladas com imagens usando a paleta de cores da marca causando uma organização visual.

 

2 | Use imagens coordenadas

Se você é uma pessoa que faz postagens diárias como eu, as vezes fica difícil arrumar assunto, certo?

Não se prenda apenas a trabalhos, (no meu caso, trabalhos em andamento), mas você pode usar frases e citações que possam ajudar ou apenas divertir (se tiver a ver com o tom da sua marca), você pode fazer um anúncio de algo relacionado ao seu business (um curso que vai ter na sua cidade, ou um workshop com um profissional bárbaro que ficou ficou sabendo), pode ainda divulgar um produto, seu ou não.

uma postagem de citação + uma chamada para o blog + um anúncio pessoal

uma postagem de citação + uma chamada para o blog + um anúncio pessoal


Lembre-se dicas suas para pessoas que te seguem são sempre bem-vindas. Gera confiança e engajamento junto a sua comunidade


Mas você deve estar se perguntando: como eu vou colocar um texto em cima de uma imagem? Como vou escrever sobre vários assuntos usando a mesma estética gráfica se não sei usar o photoshop?

Aqui vai uma super dica: existe um programa chamado Canva , que é um primo distante do Photoshop, e pode te ajudar e muito a manter a imagem do seu negócio.

Essa e outras dicas você pode encontrar na minha TIP LIST. Uma lista com vários recursos online gratuitos para facilitar a sua vida na hora de postar.

 

3 | Use sempre o mesmo filtro nas suas fotos

Como você vai manter a mesma estética no seu feed do Instagram se cada hora usar um filho diferente? Se você ora usa fotos profissionais, ora usa fotos feitas com seu smartphone, o ideal é editar essas imagens para que parecam ter saído do mesmo lugar. Simples não?

Mesmo filtro rebaixando as cores das fotos criando uma imagem que passa tanquilidade

 

4 | Use o multi-image a seu favor

Sabe aquela sequência de fotos que você pode colocar no seu IG em uma única postagem? Nunca deixa a pior imagem primeiro.

Como assim? Seguem alguns exemplos:
 
• Se você é uma arquiteta e vai postar um antes e depois de um projeto, coloque a imagem do antes primeiro. Assim, no seu feed, ela estará coesa com a sua estética.

• Se vai postar um vídeo que tem um conteúdo que possa interessar aos seus seguidores, mas ele está com uma luz ruim, esconda-o atras de uma imagem (pode ser um quadrado com uma das cores da sua paleta + o título com vídeo com a sua tipografia institucional)

 

5 | Tire fotos melhores

Eu sei, eu sei...você deve estar pensando: lá vem ela falar de imagens profissionais de novo (emoji com olhinhos virados aqui). Mas se você nano pode pagar um fotógrafo, nem quer pegar imagens de bancos de imagens de graça (com a lista que eu preparei), você pode pelo menos melhorar as suas habilidades como fotógrafa. Seguem algumas dicas:

• Use luz natural.
Fotos tiradas com flash dos smartphones ou com luz artificial (dentro de casa) não ficam boas. Fato. E mesmo que fiquem mais ou menos ok sua próxima foto ficará diferente das demais. O foco nesse post é manter seu feed coeso, certo? Então a luz natural é sua melhor amiga. Junte-se a ela para fotos lindas.

• Faça uso dos espaços em branco.
O que é isso, Cris? Basicamente o significado é literal. Isso é não faça a maior confusão nas suas imagens. Não entulhe. O espaço em branco ao redor do seu produto, ou de você dá uma sensação de organização, limpeza. Como o Instagram é um minúsculo quadradinho seguido de outros minúsculos quadradinhos, keep it simple (mantenha a simplicidade da sua imagem). Se você entulhar a sua foto, seu leitor não conseguirá ver nada. O menos é mais. Sempre.

• Prenda a respiração
Oi? Isso mesmo. A grande vilã das fotos feitas com celular é o fato de estarem embaçadas. Isso porque todo mundo acha que basta apontar e atirar. Segure firme as suas mãos, prenda a respiração e clique. Você verá que a calma fará toda diferença.

• Preste atenção na sua perspectiva
Veja se está fotografando do melhor ângulo. Veja se não tem nenhum outro objeto aparecendo ou se ao fundo da foto existe algum elemento que não deveria estar ali. Se reposicione quantas vezes forem necessárias. Mantenha as fotos centralizadas e niveladas para não causar tontura no seu leitor.

 

calendar-2559708_1280.jpg

6 | Planeje suas postagens antecipadamente

Você pode planejar suas postagens com antecedência para não cometer erros, não postar várias imagens com a mesma cor ou sobre o mesmo assunto seguidas. Existem programas que podem te ajudar a fazer isso.

O meu favorito é o Gramblr. Nele você pode agendar suas postagens no Instagram e estudar o que é melhor para a imagem do seu negócio. Essa diga também está na TIP LIST que falei no tem 2. Organiza-se.


Se você tem alguma outra super dica para dar, escreva para mim. Adoraria saber a sua estratégia.