O que você precisa fazer antes de contratar um webdesigner

Você está pensando em contratar uma webdesigner para desenvolver seu maravilhoso site. Yohoo! Esse é um passo enorme, certeiro e fará muito bem para o seu negócio.

A grande maioria dos meus clientes se sente pressionada e perdida no "como começar", "o que escrever", "que fotos usar" etc. E acaba nunca concluindo o  material para entregar e finalmente alcançar o tão sonhado website.

Apesar dos designers poderem te ajudar um pouco aqui e ali com algumas sugestões, existem informações que só você pode providenciar e decisões que só você pode tomar para seu site ficar e-xa-ta-men-te como você imaginou.

São apenas 4 [importantes] passos. Não é tão difícil, vamos começar?

1 | Defina quais páginas entram no seu website

O que mais escuto é: eu acabei de começar um negócio e preciso de um website. Quanto custa?


O valor de um website é diretamente proporcional ao número de páginas que ele terá. No meu caso, como já escutei essa pergunta muitas vezes e as pessoas realmente não sabem o que querem, eu defini uma estrutura de site que atende a 99% dos pequenos negócios e fechei um valor para ele. Dessa forma, você já está um passo mais próximo do tão sonhado website.

Se você quiser algo completamente customizado para seu negócio com 20 páginas, eu posso fazer também, mas, nesse caso, será um novo orçamento. Você estará incluído no 1% que o pacote não atende.

DEVER DE CASA 
Escreva 5 seções para seu site entre:
- home,
- valores
- serviços
- pacotes
- como funciona
- processos
- sobre
- contato
- portfolio
- blog


2 | Que funcionalidade o seu site deve ter

Você vai vender um produto ou serviço?
Quer algum formulário para montar uma mailing list?
Precisa de um blog?
Quer integração com mídias sociais?
Devemos incluir um mapa de como chegar a você?
Quer um cardápio online?
Vamos incluir um vídeo ou um áudio que tem a ver com seu negócio?

Todas essa pequenas funcionalidades são detalhes importantes que só você pode responder e que são vitais para que possamos desenvolver um website customizado com todas as suas necessidades.

DEVER DE CASA
Pegue uma folha de papel e escreva:
- o que é o seu negócio,
- o que ele precisa para funcionar e crescer
- que funcionalidades são imprescindíveis para você alcançar seus objetivos


3 | Escolha uma plataforma

As plataformas mais comuns para construção de um website são: Squarespace, Wordpress e Shopify.

blog_logos-sm.png

Você pode ler as diferenças entre Squarespace e Wordpress nesse post. O Shopify é unicamente para ecommerce. Então, se o seu negócio não precisa de uma loja virtual, não considere essa plataforma.

Ok. Eu entendo que você talvez fique perdido buscando informações dessas plataformas na web e nunca se decida. Então, que tal escolher um webdesigner de confiança (eu!) e perguntar para ele (ou ela) o que recomenda? 

Se você é arquiteto, fotógrafo, designer, cerimonialista, ou qualquer outra profissão ou negócio que precise de um portfolio online ou presta um serviço especializado como médicos, dentistas, esteticistas, blogueiro etc. eu recomendo fortemente o Squarespace. 

Você pode ler mais sobre as vantagens dessa plataforma nesse artigo.

DEVER DE CASA
Leia os artigos disponíveis na web e converse com um webdesigner, que você goste e confie no trabalho, para decidir o que melhor se adequa a você e seu negócio.


4 | Prepare seu texto e suas fotos

Alguns designers podem trabalhar o seu site apenas com simulação de texto e fotos para você começar a visualizar o resultado final. Não concordo.

Na minha opinião, nada supera já ver o layout pronto com as informações finais.


O tamanho do texto, a qualidade das fotos, tudo influencia no resultado final. E é melhor você não se enganar com fotos de paisagens da Noruega se você vai fazer fotos no seu jardim. Por isso sugiro, na verdade, recomendo mesmo, que você perca um pouco de tempo e providencie as informações e imagens definitivas.

E com o material final, seu designer pode dar algumas ideias e fazer algumas correções que afetariam um pré-layout já existente. Podemos cortar uma foto de uma maneira especial, destacar parte do texto que considere importante e bem escrita, etc. E isso é muito difícil de fazer se você está simulando tudo.

DEVER DE CASA
- Não escreva tudo de uma vez. Sirva um café ou um copo de vinho (o que for mais adequado ao seu estilo) e reserve algumas horas do seu dia para escrever sobre uma seção do menu de cada vez.
- Contrate um fotógrafo profissional. Não, sua máquina profissional e sua amiga super talentosa não são iguais a um fotógrafo profissional. Considere esse investimento como parte indispensável do seu website.
- Outra boa opção seria buscar fotos em bancos de imagem. Essa também é uma boa solução e as vezes pode ser mais barata. Você só precisa definir que imagens pensa em colocar. Por exemplo, se você é blogueira, seria ótimo ter fotos de um computador, de uma mesa de trabalho, de um celular etc. Seu designer pode te ajudar nesse sentido.


Bom, é isso. Será que você consegue? Com esses deveres de casa feitos, você já pode escolher sua webdesigner (eu!) e começar o seu tão sonhado site. 

Se vocé decidir pelo Squarespace, fale comigo. Essa é minha especialidade.